Dicas para uma viagem segura

Cientistas e especialistas em saúde pública concordam que não existe apenas um elemento que possa garantir uma viagem segura. É necessário implementar várias camadas de proteção.

Mantemos parcerias com companhias aéreas, agências reguladoras e organizações em todo o mundo para criar uma abordagem de camadas de proteção e reduzir as chances de transmissão de vírus.

  1. Cuidados do passageiro para evitar que o vírus embarque no avião.
  2. Manter a aeronave livre de vírus por meio da desinfecção.
  3. Manter o ambiente da cabine saudável com filtragem do ar da cabine.
Layer 1: Prevent the virus from boarding the airplane

Camada 1: Cuidados do passageiro para evitar que o vírus embarque no avião

Seus costumes de autocuidado e prevenção – manter o distanciamento físico, usar máscara, lavar as mãos, evitar viagens se não estiver se sentindo bem – são fundamentais para o bem-estar de todos. Além destes hábitos, se você estiver planejando uma viagem, fazendo as malas ou já viajando, veja o que você pode fazer para proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor.

Ao planejar a sua viagem

Verifique o seu estado de saúde

Se você não estiver se sentindo bem, reavalie seus planos de viagem e procure orientação médica profissional para decidir se deve ou não viajar.

Use serviços online para evitar filas

Veja os processos da sua viagem que podem ser realizados online para economizar tempo e manter o distanciamento físico. Várias atividades rotineiras podem ser feitas online, como obtenção de vistos eletrônicos, autorizações de viagem, check-in e etiquetagem de malas.

Planeje com antecedência os diferentes requisitos

Sua viagem pode envolver várias companhias aéreas, aeroportos e até mesmo países. Planeje o seu roteiro com antecedência e esteja preparado para seguir os diferentes requisitos determinados em cada etapa da viagem. As alianças de companhias aéreas globais e suas associadas criaram ferramentas de viagem que podem ajudar. Confira em oneworld, SkyTeam e Star Alliance.

Ao fazer as malas para a sua viagem

Leve a quantidade de máscaras suficiente para a viagem inteira

A máscara é um requisito comum e foi comprovado cientificamente que seu uso ajuda a prevenir a transmissão de vírus.. Máscaras de tecido reutilizáveis devem ser lavadas regularmente; portanto, inclua essa necessidade em seu itinerário. No caso de máscara descartável, leve uma quantidade suficiente para a viagem inteira, incluindo o tempo que você passará em seu destino.

Higienize as mãos mesmo sem água

A pia e o sabonete podem não estar facilmente acessíveis durante a viagem. Atualmente, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permite transportar em malas de mão frascos de álcool em gel de até de 500 ml para a limpeza das mãos. Para viajar fora do Brasil, verifique os requisitos locais.

Lenços umedecidos desinfetantes

As companhias aéreas fazem a limpeza da cabine entre os voos, mas você pode fazer sua própria limpeza, se desejar. Você pode levar lenços umedecidos desinfetantes para limpar superfícies da cabine da aeronave sem tecido, como bandejas e apoios de braço.

Durante a viagem

Não tire a máscara

A máscara é um requisito comum e foi comprovado cientificamente que seu uso ajuda a prevenir a transmissão de vírus.

Mantenha a sua higiene

Você tocará em várias superfícies durante a viagem; então, lembre-se de lavar as mãos regularmente. Se houver água e sabão disponíveis, bastam 20 segundos para lavar as mãos. Caso contrário, use o álcool em gel que você trouxe na bagagem de mão.

Peça ajuda se precisar

Se você se sentir mal durante a viagem, informe imediatamente um membro da tripulação de voo, siga as instruções e certifique-se de procurar atendimento médico profissional assim que pousar.

Camada 2: Manter a aeronave livre de vírus por meio da desinfecção

Camada 2: Manter a aeronave livre de vírus por meio da desinfecção

Até chegar ao seu assento, você entra em contato com diversas superfícies na cabine. E a tripulação também toca nessas mesmas superfícies e em várias outras. Levamos tudo isso em consideração ao testar e selecionar os desinfetantes químicos que recomendamos às nossas companhias aéreas parceiras.

Além disso, continuamos pesquisando, desenvolvendo e testando outras tecnologias, como luz ultravioleta, desinfecção térmica e materiais e revestimentos que dificultam a sobrevivência de vírus ou bactérias.

Quer saber mais sobre a desinfecção da cabine ou acompanhar nossas pesquisas e avanços mais recentes? Veja essas informações em nossa página Superfícies da cabine.

Camada 3: Manter um ambiente saudável na cabine

Camada 3: Manter um ambiente saudável na cabine

Todas as aeronaves da Boeing possuem sistemas para ajudar a manter o ambiente da cabine saudável. Esses sistemas filtram o ar que você respira e reduzem a propagação de contaminantes transportados pelo ar.

  • O volume do ar da cabine é trocado a cada 2-3 minutos.
  • Filtros HEPA semelhantes aos usados em hospitais retêm mais de 99,9% dos vírus e bactérias.
  • O ar da cabine flui principalmente do teto para o piso em um padrão circular e sai pelas grades do piso, perto da mesma fileira de assentos por onde entra.

Quer saber mais sobre filtragem de ar, assistir a uma demonstração ou acompanhar nossas pesquisas e avanços mais recentes? Veja essas informações em nossa página Ar da cabine.

Perguntas frequentes sobre dicas de viagem

  • expand_more

Veja todas as perguntas frequentes (FAQs)